sexta-feira, julho 11, 2014

...e o Senhor Flores esfregou a lâmpada...

- Ok…. Vamos a isso. Já deves ter visto isto na televisão ou ouvido falar do esquema por isso já sabes como funciona. Tens direito a 3 desejos… força aí…
- Espera, espera…. Deixa-me pensar. Isto tem que ser bem feito.
- Não vale a pena pensares muito e sobretudo não te armes em espertinho. Não te ponhas a inventar um desejo que valha mil desejos. Aqui não funciona. Fazes como toda a gente, pedes dinheiro ou gajas ou saúde, qualquer coisa assim, está bem? Que eu quero é pôr-me na alheta o mais depressa possível…
- Tu é que vais ter de arranjar paciência. Estás com pressa, viesses mais cedo. Eu quero pensar no assunto e se me apetecer levar uma semana a decidir-me só tens é de aguentar-te.
- Mas que merda. Vá lá!!! É sempre igual pede já toneladas de dinheiro e deixa-me ir. Quanto mais pensam mais enrolam e no fim toda a gente se lixa, inclusive eu. Da última vez um atrasado quis guardar o supostamente “mais sagrado” desejo para o fim. Sagrada merda foi o que ele arranjou. Tinha-me pedido um carro veloz e acabou espetado numa árvore antes do último desejo. Lá tive eu de tentar ressuscitá-lo para poder terminar o serviço dos 3 desejos. Aguentei-o vivo por mais 2 minutos. Não pediu o desejo. Depois tive que acordá-lo mais 3…. Nada outra vez… Quando lá se decidiu a deixar a fortuna à prima já não tinha um olho nem parte do maxilar. Tive quase que adivinhar o que ele queria… O anterior pediu-me para matar o primo. Foi o que fiz. Era o u último desejo. O problema é que o primo era outro gajo qualquer que ninguém conhecia porque os homens tinham sido trocados á nascença, de modo que de primo não tinha nada, e por isso ainda menos mal fazia quando este comia-lhe a mulher… Erros técnicos que depois levam tempos a resolver, discussões, ralações nas relações. Vá… Pede já a nota que eu quero me pôr a andar.
- Não posso pedir um mundo melhor?
- Já te disse para não inventares. Já me pediram isso uma vez. Foi a maior merda da história. O mundo melhor existe nos nossos corações. Cada um tem o seu mundo melhor. Lixam-se sempre os que ficam de fora. Se quiseres arranjo-te uma casinha no Alentejo. Crias vacas e plantas árvores. Sacas uvas, azeitonas, merdas assim. Ficas com um cantinho fixe para ti. O teu mundo melhor…
- Posso pedir imortalidade? Ou um super poder…
- Ouve uma coisa. Eu sou o génio dessa lâmpada. Tenho imortalidade e os super poderes todos. Vivo nesta merda. Sou maior que esta merda. Isto não faz sentido. Pede já dinheiro e deixa-te de invenções, já te disse. Queres um super poder? Despacha-te. Torna-te o homem mais rápido do universo a pedir desejos.
- Mas se não gostas de viver aí dentro qual é a pressa?
- A pressa é que o mundo é uma janela. Vivo aqui dentro, mas a minha alma vagueia como o vento. Mesmo aqui dentro a minha janela amplifica-se e consigo estar em todo o lado. No meu canto apertado, os animais correm em liberdade, fazendo tremer o chão por onde passam. Os cavalos da Camarga, os elefantes da planície, enfim… A liberdade. É isso pelo que anseio. Cada segundo que aqui estou é menos um que respiro.
Sabes, Senhor Flores, és um nabo. Isto que te vou dizer é maior que qualquer desejo que possas pedir.
À tua volta existe gente a quem falta aquilo que tomas por garantido. Há gente não come, há gente que morre, há gente que não tem um telhado para se abrigar da chuva e do frio da noite. Ainda assim consegues vê-los sorrir e correrem ao vento. A tua alma é maior que qualquer um dos cantos desta garrafa de onde venho. Tens mais janelas num cabelo que eu terei nos anos todos que vivo. Mas nada disso te interessa. Não queres ver o que há cá fora. Preferes ver o que te mostram na televisão. Não saias de casa, haverá sempre quem foda por ti no computador. Há gente que ri e chora para teu entretenimento. Que entretenimento é esse que te cola aos teus problemas. As tuas ansiedades á noite não são fruto da tua doença. A tua doença é fruta para o teu entretenimento. Tudo só porque tens medo Flores. Pede lá a merda do dinheiro para eu me poder ir embora. Nada do que me vais pedir me impressiona nem me faz feliz. E a ti vai resolver-te a vida durante 2 dias, pelo que as doenças vão voltar, por mais que peças saúde. Tu tens saúde seu anormal. A doença é essa tua cabeça de televisor. Não precisas de nada daquilo que vais pedir. Sabes que mais? Faz um favor a toda a gente. Pede para alguém te empurrar da tua varanda. Pede para que te passe um carro por cima. Pede qualquer coisa que mude qualquer coisa, nem que seja para que alguém se livre de ti.
Pede já a merda do dinheiro, para eu ir-me embora.

3 comentários: