sexta-feira, novembro 30, 2007

Pirâmides só no Egipto


Se por acaso ouvirem estas frases, meus amigos, fujam, fujam a sete pés.

- “Nós conseguimos melhorar a sua vida! Se fizer isto vais ganhar aquilo. Basta investir agora e esperar pelos resultados. É garantido!”

Sempre a mesma história, sempre ideias novas e conceitos rebuscados num mundo em que tudo já foi inventado – números que provam a eficácia e o sucesso dos produtos. Aprendi a nunca confiar em alguém que me apresenta valores como prova de que o produto é mesmo bom, o emprego garante um retorno financeiro avultado, o esquema piramidal não dá hipóteses e não tem nada a ver com todos os outros. Acreditem, ao contrário, os esquemas piramidais em particular têm tudo a ver uns com os outros, e funcionam de igual modo, ou seja, é bom para os pouquíssimos do topo da tabela, garantindo-vos sem qualquer ponta de dúvida, que mais ninguém vai ganhar coisíssima nenhuma, a não ser uma ou outra pasta de dentes, ou então um batido para emagrecer grátis. Gostaria de fazer aqui um apelo a todos as pessoas que se deixam levar na cantiga do “fale com mais seis pessoas e vai ver que não precisa de fazer mais nada”.

Pessoalmente já por duas vezes tentaram enfiar-me o barrete. Uma das vezes, sem vergonha nenhuma o digo, estava eu com a minha mãe, e lá fomos para casa de um familiar que nos introduziu ao fantástico universo dos produtos da Amway. Lá estava uma plateia de pessoas vindas das várias camadas sociais da minha terrinha ao Sul, incluindo ilustres bancários, vereadores e médicos. É preciso dizer que, primeiro, ninguém sabia para o que ia, e segundo, a esse meu primo, o que não lhe faltavam eram conhecidos… Devia ter cerca de 16 anos e aquilo pareceu-me uma coisa maravilhosa, já me vendo com dinheiro até aos olhos, qual Donald Trump, as minhas pastilhas para a sanita eram muito, mas muito melhores, que todo o teu reino imobiliário. Saí de lá com cifrões nos ouvidos e um sorriso doentio na face. Valeu-me a minha mãe que me pôs os pés na terra com um valente e tipicamente algarvio “estaladaço”, que aquilo era tudo tanga, e que nunca dava em nada, e que o cif que ela usava para limpar a casa de banho era muito melhor que aquela porcaria de gel fluorescente que me estavam a tentar vender.

Numa outra ocasião fui contactado por uma pessoa vinda directamente da Dinamarca (What?!) para me fazer uma proposta de bradar aos céus. Como já tinham passados dez anos desde a minha experiência anterior, e sempre sem saber para o que ia (técnica muito utilizada quando não se quer desvendar logo a vigarice), achei que não precisaria da minha mãe. Fiz muito mal. Fiz muito mal porque este sim, era o esquema maravilha, aquilo que eu não sabia mas que tinha esperado este tempo todo. Não me consigo recordar da marca, mas tratava-se de um tipo de telecomunicações com chamadas mais baratas e até gratuitas entre utilizadores. Após me darem cabo da minha frágil cabecinha durante cerca de 2 horas, acabei por dizer que sim, que aceitava, então ficamos á sua espera para uma reunião na próxima semana com a equipe que irá integrar, bla bla bla, e vais ficar rico, e não te esqueças de trazer o chequezinho inicial de 400 Euros, que te vão ser devolvidos assim que a coisa pegar, o que não deve tardar muito, mais dia menos dia… Num pequeno folgo de inteligência, o único que devo ter tido, lá liguei á minha mãe que, por falta de força para me cascar (afina já passaram mais anos e eu cresci), começou a rir-se e a gozar, o que muitas vezes dói mais do que um bom soco nas trombas… Graças a ela nunca cheguei a ir a reunião nenhuma nem a dar o tal chequezinho…
Com o passar dos anos acabei por me informar bastante acerca desses esquemas. Sempre que alguém me vem explicar como vai ficar rico, mesmo que não me queira envolver no assunto, possuo as armas necessárias para, com muita pena minha, desvanecer todos os seus sonhos de menino mimado, terminando o meu discurso com a célebre frase: “vai mas é trabalhar”.

Para não me alongar muito mais, prometo que num próximo post vou demonstrar porque razão os esquemas piramidais, por mais que nos digam que “este é que é”, “não tem nada a ver com o outro”, garanto-vos que são mesmo todos iguais e não levam a lado nenhum.

P.S. Não me digam que não vos avisei.

P.S. Beijinhos à minha mãe.

Sem comentários:

Enviar um comentário