sexta-feira, setembro 29, 2006

Realidades Alternativas - Parte VI - Dejá Vu

Estava no avião com destino de regresso a Portugal quando finalmente aconteceu aquilo que tinha desejado com tanta força, após a minha primeira tentativa, tinham passados 20 anos. Voltei ao início da minha vida. Foi ao som do Michael Jackson que aconteceu. Tantas e tantas vezes tinha pedido para começar de novo, regressar ao período mais feliz da minha existência, à minha infância, e recomeçar a partir daí, sabendo tudo aquilo que sei hoje. Fechei os olhos e com a ajuda dos meus auscultadores tentei regressar, dentro do avião, aos meus velhos sentimentos e sensações infantis, ao som de I Wanna Rock with You. Imaginei de novo as pessoas, os amigos, familiares que tanta falta me fazem, quis mais uma vez que tudo voltasse atrás, tudo menos a minha alma, as minhas memórias. Tentei recordar os cheiros, as cores, a felicidade do momento, tudo o que a minha memória me permitia. Concentrei todas as minhas tentativas num único momento e esperei sem respirar. Tantas tentativas iguais a estas tinham-se repetido em vão ao longo de toda a minha vida. Tentei simetrizar este momento com aquele mais próximo possível nas minhas recordações tão longe, o seu homónimo no passado, por mais fino que seja. Lembrei-me de uma outra viagem, mesmo que a origem ou o destino não fossem mais do que vagas suposições. Lembrei-me de uma pasta presa ao pescoço, uma hospedeira que não era mais do que uma camisa, um cachecol e uma saia azul, de mão dada comigo, a caminho da saída. Imaginei o reencontro com a minha família, os risos e os abraços. Pensei, esforcei todo o meu corpo, mais uma tentativa, desta vez com todo o poder das minhas recordações…
Esperei não sei quanto tempo. Por segundos ou minutos, não sei. A canção passava e transportava-me ao passado. E depois… nada. Vazio. Silêncio.
Abri os olhos e olhei à minha volta. Por momentos descobri que tinha estado realmente lá. No meu mais profundo recanto de amor, tinha estado lá. Senti-me feliz e muito triste ao mesmo tempo. Tinha sido tudo tão breve, e mais uma vez não teria resultado. Ou teria?
Olhei com atenção à minha volta. Senti algo pendurado ao meu peito. Vi tudo á minha volta como se uma imagem sépia da modernização. Senti-me leve, respirava com desenvoltura, todo o meu ser era agora muito ágil. Senti medo. Olhei para as minhas mãos, eram finas e…
Obrigado! Pensei quase a explodir em lágrimas! Obrigado!

1 comentário:

  1. Tocaste-me por momentos, numa breve leveza de tempo. Acariciaste-me o rosto, da mesma forma que o Inverno abraça a floresta de árvores despidas. Nuas de preconceitos, abraçando o frio, o tempo gélido e tempestuoso. Abraça-me, minha alma de calma. Gela-me na alegria da geada.
    Brada o vento, constantemente contra paredes e janelas. Espera por encontrar uma fenda para penetrar no interior. A lua, esvaindo-se atrás da planura terrena.
    Brada o vento, constantemente contra paredes e janelas. Espera por encontrar uma fenda para penetrar no interior. A lua, esvaindo-se atrás da planura terrena.
    As noites, sinto-as breves, como suspiros carregados de desejo. Seria pouco da minha pessoa, pensar em algum segundo, ser possível escapar desta redoma. Não é que me sinta preso por completo, de acções comedidas pelo parco espaço que me é concedido. Apenas... deixo-me ficar, mesmo que apertada. Este aperto por ti...
    Sinto o cheiro da manhã que se avizinha. O vento que acalma, o dia que ameaça nascer a todo o instante. É mais uma viagem que termina na mesma estação. É este impulso que não me faz parar. O dínamo que não pára. A vida que prossegue, nesta regra consciente da minha loucura querer sentir. Entre os meus dedos tenho cinzas. Deito-as à terra. Que fertilizem a terra.

    No amanhã voltará a noite. Com ela novos sonhos.

    ResponderEliminar